PARTICIPANTES
Professores que fizeram pós-doutorado na UFMG em parceria com o PROCAD-NF
Prof. Dra. Serioja
Cordeiro Mariano
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possui graduação
em História pela Universidade Federal da Paraíba (1995); mestrado em História
pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), com o tema "Signos em
Confronto: o arcaico e o moderno na Princesa (PB) dos Anos Vinte"; e
doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005),
intitulado;Gente Opulenta e de Boa Linhagem: Família, Política e
Relações de Poder na Paraíba (1817-1824). É Pós-Doutora pela
Universidade Federal de Minas Gerais/PROCAD, com o projeto;A Paraíba
e as (inter)conexões provinciais: elites, poder e redes familiares
(1825-1840). Professora adjunto III do Departamento de História e do
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba.
Coordena um grupo de pesquisa sobre Sociedade e Cultura no Nordeste
Oitocentista, vinculado ao CNPq. Faz parte do conselho editorial da
Revista Saeculum. Tem experiência e leciona na área de História Antiga; História
do Brasil e Paraíba com ênfase no século XIX, atuando principalmente em
História do Nordeste nos seguintes temas: Culturas Políticas; Elites,
Militares; Guarda Nacional e História das Doenças
Prof. Dra.Vilma
de Lurdes Barbosa
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Possui graduação
em Licenciatura Plena em História (UFPB), Especialização em História Econômica
e Social do Nordeste Contemporâneo (UFPB), Mestrado em Educação - Ensino de
História (UFPB) e Doutorado em Educação - Ensino de História (UFRN). Desde 1993
é docente do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da
Paraíba, onde atualmente é Professora Adjunta com dedicação exclusiva, atuando
junto ao Programa de Pós-Graduação em História como professora do quadro permanente.
Publicou diversos artigos em periódicos especializados, trabalhos em Anais de
eventos e livros em co-autoria. Orientou Monografias de Especialização em EJA.
No momento orienta dissertações de Mestrado em História com bolsistas (CNPq), e
Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em História. Coordenou projetos de
Pesquisa e Extensão. Atua nas áreas de História e de Educação, com ênfase em
Ensino de História, Estágio Supervisionado, História Local, Memória, Patrimônio
Histórico, História da Paraíba, Currículo, Livro Didático, Teoria da História,
Metodologia do Ensino, Saberes Históricos, Cultura Histórica, Metodologia da
Pesquisa e Educação de Jovens e Adultos.
Prof. Dra. Carla
Mary S. Olveira
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Carla Mary da
Silva Oliveira coordenou, entre maio e dezembro de 2011, o Programa de
Pós-Graduação em História da UFPB. Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral junto ao
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais,
entre agosto e dezembro de 2009, com a pesquisa;O Barroco no Brasil:
(des)conexões entre Minas Gerais e o litoral do Nordeste;, sob
supervisão da Profª Dra. Adalgisa Arantes Campos, com financiamento de uma
bolsa Capes PROCAD-NF. Concluiu o doutorado em Sociologia pela Universidade
Federal da Paraíba em julho de 2003 e é Mestre em Sociologia e Graduada em
História pela mesma instituição, onde desde março de 2004 é docente (atualmente
Professora Associada) do Departamento de História, com dedicação exclusiva, atuando
junto ao Programa de Pós-Graduação em História como membro permanente,
orientando mestrandos e ministrando cursos. Entre dezembro de 2008 e dezembro
de 2012 coordenou o Projeto de Cooperação Acadêmica "Patrimônios -
Conexões Histórica; desenvolvido pelo PPGH-UFPB em associação com o
PPGH-UFMG e contemplado pelo Edital Capes PROCAD-NF nº 08/2008. Integrou, entre
2006 e 2011, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior - SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), como Avaliadora Institucional e de
Cursos de Graduação. Em março de 2008 foi agraciada com o título de membro
honorário da Sociedade Brasileira de Arteterapia. Publicou diversos artigos em
periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Publicou 7 capítulos
de livros e 2 livros, além de ter participado da organização de 3 coletâneas.
Em 2011 foi, pela segunda vez, guest editor de um número temático da Portuguese
Studies Review (Qualis Capes A1 - vol. 18, n. 1 - Trent University, Canadá).
Orientou diversos trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso de
graduação nas áreas de História, Sociologia e Turismo, além de 7 dissertações
de mestrado em História. Co-orientou uma dissertação de mestrado em História da
Arte na Universidade de Coimbra. Atualmente orienta 3 dissertações de mestrado
em História e 2 bolsistas de Iniciação Científica em História
(PIBIC/UFPB/CNPq). Desenvolve 2 projetos de pesquisa com enfoque sobre o
Barroco brasileiro: um centrado na comparação das características próprias de
Minas Gerais e do litoral nordestino e, o mais recente, contemplado pelo Edital
CNPq/Capes nº 007/2011, tratando da iconografia dos conventos franciscanos do
litoral do Nordeste. Também desenvolve 1 projeto sobre a trajetória escolar e
intelectual e formação artística do pintor Pedro Américo. Atua na área de
História, com ênfase em História da Arte, História Cultural e História da
Educação.
Prof. Dr. Paulo Giovani
Antonino Nunes
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Graduado em
Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), graduação
em Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba
(1988), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba
(1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).
É pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/PROCAD.
Atualmente é professor adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em História bem
como da Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, atuando
principalmente nos seguintes temas: História Política, Culturas Políticas,
Sociedade civil, Estado. Preside a Comissão da Verdade e da Preservação da Memória
do Estado da Paraíba. Coordena a pesquisa PIBIC/PIVIC intitulada A ditadura
militar na Paraíba: "os anos de chumbo" (1969-1974). É membro
do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Século XX (GEPHiS20), na linha
de pesquisa Estruturas Econômicas e Culturas Políticas no Século XX e do Grupo
de Pesquisa História Política - Culturas políticas na História.
Prof. Dra. Telma
Delgado Dias Fernandes. (Coordenação)
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Doutora em
História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é
professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando em ensino, pesquisa e
Coordenação da Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de História, com
ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos
seguintes temas: história e literatura; história do Brasil; modernidade; amor e
erotismo na literatura; humor e história; temáticas em que vem desenvolvendo
pesquisas e orientações.
MESA 02 13/04
Os integrantes são alunos egressos do Programa de Pós Graduação em História-UFPB .
M.S.Sylvia Brandão
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Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB). Possui Máster em História "España y el Mundo
Iberoamericano"; pela Universidade de Salamanca, quando foi contemplada
com uma bolsa destinada a estudantes ibero-americanos. É professora da Rede
Pública Estadual da Paraíba e atualmente atua na Divisão de Pesquisa e
Documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da
Paraíba. Tem interesse em História do Brasil Colônia, História Ibero-americana
e Monarquia Hispânica.
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Mestre em História pela Universidade federal da Paraíba (UFPB).
Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal da
Paraíba. Tem interesse em Historiografia e História do Brasil, atuando
principalmente nos seguintes temas: Historiografia Brasileira; Teoria e
Metodologia da História; História do Brasil Colonial; História Indígena;
História da Paraíba; e, Ensino de História.
M.S.Jucieldo Alexandre
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Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará, atuando na EEFM
Teodorico Teles de Quental (Crato-CE). Professor substituto no Departamento de
História da Universidade Regional do Cariri (URCA), ministrando as disciplinas
História do Brasil I e III e História da América II. Atuou como professor da
Especialização em História do Brasil da URCA. Mestre pelo Programa de
Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo como
área de concentração ;História e Cultura Histórica; e linha
de pesquisa;História Regional;. No mestrado, desenvolveu
dissertação intitulada;Quando o anjo do extermínio se aproxima de
nós: representações sobre o cólera no seminário cratense O Araripe
(1855-1864;, sob orientação da Profª. Drª. Serioja Mariano. Licenciado
em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Laboratório
de Imagem, História e Memória (LABIHM) da URCA.
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Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da
Universidade Federal da Paraíba (2012), com área de concentração em História e
Cultura Histórica; tendo realizado Estágio Sandwich no Programa de
Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Possui
Licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e
Especialização em Geopolítica e História pelas Faculdades Integradas de Patos
(2010). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria e Metodologia da
História, vinculado a Universidade Federal de Campina Grande; e do Grupo de
Estudos e Pesquisas em História e Regionalização, vinculado a Universidade
Federal da Paraíba. Atualmente é professor no Centro de Formação Técnico e
Superior em Extensão - CETECS - BRASIL; professor de História na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sales Gadelha de Oliveira, em São
Francisco-PB; e professor de Filosofia e Sociologia na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha, em Aparecida-PB. Atua ainda nos
seguintes temas: cultura e identidades, cultura política, cultura histórica,
teoria da história, análise do discurso de linha francesa com as contribuições
de Michel Foucault, convivência com o Semiárido, políticas públicas, história
da educação, historiografia brasileira, História do Nordeste, História do
Semiárido Brasileiro e História do Brasil.
Prof. Dra. Cláudia Engler Cury (Coordenação)
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Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual de
Campinas (1984), licenciatura em ciências sociais pela Universidade Estadual de
Campinas (1991), licenciatura em história pela Universidade Estadual de
Campinas (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas
(1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002).
Atualmente é membro da Comissão de Editoração da Revista SAECULUM. Coordenou o
Programa de Pós-Graduação em História da UFPB no biênio 2005-2007. É Professora
Associada I do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba.
Membro efetivo dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação ambos
da Universidade Federal da Paraíba. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira
de História da Educação no biênio 2012-2014 (Tesoureira).Coordenadora do Grupo
de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO)/CNPq.Tem
experiência na área de História, com ênfase em história da educação no século
XIX e primeiras décadas da república e em história do ensino de história.
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