MESA REDONDA

PARTICIPANTES

MESA 01 - DIA 12/04

Professores que fizeram pós-doutorado na UFMG em parceria com o PROCAD-NF


Prof. Dra. Serioja Cordeiro Mariano
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possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1995); mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), com o tema "Signos em Confronto: o arcaico e o moderno na Princesa (PB) dos Anos Vinte"; e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), intitulado;Gente Opulenta e de Boa Linhagem: Família, Política e Relações de Poder na Paraíba (1817-1824). É Pós-Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais/PROCAD, com o projeto;A Paraíba e as (inter)conexões provinciais: elites, poder e redes familiares (1825-1840). Professora adjunto III do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. Coordena um grupo de pesquisa sobre Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista, vinculado ao CNPq. Faz parte do conselho editorial da Revista Saeculum. Tem experiência e leciona na área de História Antiga; História do Brasil e Paraíba com ênfase no século XIX, atuando principalmente em História do Nordeste nos seguintes temas: Culturas Políticas; Elites, Militares; Guarda Nacional e História das Doenças




Prof. Dra.Vilma de Lurdes Barbosa
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Possui graduação em Licenciatura Plena em História (UFPB), Especialização em História Econômica e Social do Nordeste Contemporâneo (UFPB), Mestrado em Educação - Ensino de História (UFPB) e Doutorado em Educação - Ensino de História (UFRN). Desde 1993 é docente do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde atualmente é Professora Adjunta com dedicação exclusiva, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em História como professora do quadro permanente. Publicou diversos artigos em periódicos especializados, trabalhos em Anais de eventos e livros em co-autoria. Orientou Monografias de Especialização em EJA. No momento orienta dissertações de Mestrado em História com bolsistas (CNPq), e Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em História. Coordenou projetos de Pesquisa e Extensão. Atua nas áreas de História e de Educação, com ênfase em Ensino de História, Estágio Supervisionado, História Local, Memória, Patrimônio Histórico, História da Paraíba, Currículo, Livro Didático, Teoria da História, Metodologia do Ensino, Saberes Históricos, Cultura Histórica, Metodologia da Pesquisa e Educação de Jovens e Adultos.



Prof. Dra. Carla Mary S. Olveira
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Carla Mary da Silva Oliveira coordenou, entre maio e dezembro de 2011, o Programa de Pós-Graduação em História da UFPB. Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, entre agosto e dezembro de 2009, com a pesquisa;O Barroco no Brasil: (des)conexões entre Minas Gerais e o litoral do Nordeste;, sob supervisão da Profª Dra. Adalgisa Arantes Campos, com financiamento de uma bolsa Capes PROCAD-NF. Concluiu o doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba em julho de 2003 e é Mestre em Sociologia e Graduada em História pela mesma instituição, onde desde março de 2004 é docente (atualmente Professora Associada) do Departamento de História, com dedicação exclusiva, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em História como membro permanente, orientando mestrandos e ministrando cursos. Entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012 coordenou o Projeto de Cooperação Acadêmica "Patrimônios - Conexões Histórica; desenvolvido pelo PPGH-UFPB em associação com o PPGH-UFMG e contemplado pelo Edital Capes PROCAD-NF nº 08/2008. Integrou, entre 2006 e 2011, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), como Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação. Em março de 2008 foi agraciada com o título de membro honorário da Sociedade Brasileira de Arteterapia. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Publicou 7 capítulos de livros e 2 livros, além de ter participado da organização de 3 coletâneas. Em 2011 foi, pela segunda vez, guest editor de um número temático da Portuguese Studies Review (Qualis Capes A1 - vol. 18, n. 1 - Trent University, Canadá). Orientou diversos trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso de graduação nas áreas de História, Sociologia e Turismo, além de 7 dissertações de mestrado em História. Co-orientou uma dissertação de mestrado em História da Arte na Universidade de Coimbra. Atualmente orienta 3 dissertações de mestrado em História e 2 bolsistas de Iniciação Científica em História (PIBIC/UFPB/CNPq). Desenvolve 2 projetos de pesquisa com enfoque sobre o Barroco brasileiro: um centrado na comparação das características próprias de Minas Gerais e do litoral nordestino e, o mais recente, contemplado pelo Edital CNPq/Capes nº 007/2011, tratando da iconografia dos conventos franciscanos do litoral do Nordeste. Também desenvolve 1 projeto sobre a trajetória escolar e intelectual e formação artística do pintor Pedro Américo. Atua na área de História, com ênfase em História da Arte, História Cultural e História da Educação.


Prof. Dr. Paulo Giovani Antonino Nunes
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Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), graduação em Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). É pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/PROCAD. Atualmente é professor adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em História bem como da Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: História Política, Culturas Políticas, Sociedade civil, Estado. Preside a Comissão da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba. Coordena a pesquisa PIBIC/PIVIC intitulada A ditadura militar na Paraíba: "os anos de chumbo" (1969-1974). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Século XX (GEPHiS20), na linha de pesquisa Estruturas Econômicas e Culturas Políticas no Século XX e do Grupo de Pesquisa História Política - Culturas políticas na História.


Prof. Dra. Telma Delgado Dias Fernandes. (Coordenação)
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Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando em ensino, pesquisa e Coordenação da Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história e literatura; história do Brasil; modernidade; amor e erotismo na literatura; humor e história; temáticas em que vem desenvolvendo pesquisas e orientações.









MESA 02 13/04


Os integrantes são alunos egressos do Programa de Pós Graduação em História-UFPB .


M.S.Sylvia Brandão
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Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Máster em História "España y el Mundo Iberoamericano"; pela Universidade de Salamanca, quando foi contemplada com uma bolsa destinada a estudantes ibero-americanos. É professora da Rede Pública Estadual da Paraíba e atualmente atua na Divisão de Pesquisa e Documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba. Tem interesse em História do Brasil Colônia, História Ibero-americana e Monarquia Hispânica.



M.S.João Paulo Rolim

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Mestre em História pela Universidade federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse em Historiografia e História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia Brasileira; Teoria e Metodologia da História; História do Brasil Colonial; História Indígena; História da Paraíba; e, Ensino de História.



 
M.S.Jucieldo Alexandre
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Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará, atuando na EEFM Teodorico Teles de Quental (Crato-CE). Professor substituto no Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), ministrando as disciplinas História do Brasil I e III e História da América II. Atuou como professor da Especialização em História do Brasil da URCA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo como área de concentração ;História e Cultura Histórica; e linha de pesquisa;História Regional;. No mestrado, desenvolveu dissertação intitulada;Quando o anjo do extermínio se aproxima de nós: representações sobre o cólera no seminário cratense O Araripe (1855-1864;, sob orientação da Profª. Drª. Serioja Mariano. Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Laboratório de Imagem, História e Memória (LABIHM) da URCA.



M.S. Almair Morais Sá
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Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (2012), com área de concentração em História e Cultura Histórica; tendo realizado Estágio Sandwich no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Especialização em Geopolítica e História pelas Faculdades Integradas de Patos (2010). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria e Metodologia da História, vinculado a Universidade Federal de Campina Grande; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Regionalização, vinculado a Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor no Centro de Formação Técnico e Superior em Extensão - CETECS - BRASIL; professor de História na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sales Gadelha de Oliveira, em São Francisco-PB; e professor de Filosofia e Sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha, em Aparecida-PB. Atua ainda nos seguintes temas: cultura e identidades, cultura política, cultura histórica, teoria da história, análise do discurso de linha francesa com as contribuições de Michel Foucault, convivência com o Semiárido, políticas públicas, história da educação, historiografia brasileira, História do Nordeste, História do Semiárido Brasileiro e História do Brasil.


Prof. Dra. Cláudia Engler Cury (Coordenação)
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Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1984), licenciatura em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1991), licenciatura em história pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é membro da Comissão de Editoração da Revista SAECULUM. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UFPB no biênio 2005-2007. É Professora Associada I do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba. Membro efetivo dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação ambos da Universidade Federal da Paraíba. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação no biênio 2012-2014 (Tesoureira).Coordenadora do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO)/CNPq.Tem experiência na área de História, com ênfase em história da educação no século XIX e primeiras décadas da república e em história do ensino de história.



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